Moçambique Visita ao País vizinho-Zimbawe.

“Saímos no dia 1 de setembro de 2024 para uma visita para o Zimbabwe, país vizinho a Moçambique. (irmão Amour, irmão Patreque e o irmão Method Moyo) diretamente para o Distrito de Wedza, na East Mashona Land Province, para atender o convite feito por ex-adventistas do sétimo dia oficial, que agora creem na verdade presente. 

Descoberta da Verdade 

Sendo eles falantes do inglês, que é lingua oficial, a dois anos atrás descobriram a verdade através das redes sociais, em especial o canal "Revelation1412" do "Nader Nansur", o Australiano (O qual certa vez teria sido convidado a dar palestras no Brasil junto aos Adventistas históricos de lá). Assim começaram a estudar e cada um compartilhando com seu amigo e parente, e em seguida questionamentos a liderança foi inevitável.  

Expulsão na IASD 

Para se cumprir a profecia dada a serva do Senhor (Ellen White), os pastores profetizaram fábulas para acalmar as mentes despertadas, sendo que tais argumentos infundados não satisfazia aos verdadeiros pesquisadores; o clero começou a denunciar a mensagem como sendo heresia, e em seguida a expulsar os inquiridores como forma de purificar as fileiras e intimidar os que estavam em dúvida sem posição a tomar.  

As Primeiras Reuniões e Unidade dos Crentes Espalhados 

Estes saíram, passaram os cultos em suas residências e em campos, em seguida, começaram se organizar, pois vivem em lugares diferentes e distantes (desde a capital Harare (norte) até "Beit Bridge", fronteira com África do Sul. 
Ano passado, fizeram sua primeira reunião campal, elegeram certos dirigentes para manter a ordem na obra. E marcaram outra reunião campal para 2024. 

Contatos com Adventistas Históricos de Moçambique  

Os irmãos Patreque e Method, são naturais de Zimbabwe, devido a crise instalada por causa das sanções da elite global ao país, saíram para Moçambique. O irmão Patreque, saiu em 2008 enquanto criança, e o irmão Method, saiu em 2015, enquanto era jovem. Os dois conheceram a verdade presente em Moçambique, e o irmão Method descobriu através do Facebook os seus conterrâneos que suspeitaram da forma como eles apresentavam suas crenças. Entrou em contato com eles, e lhe convidaram para um grupo de WhatsApp onde se trocava ideias e estudavam a verdade presente dos expulsos da IASD. 

O Interesse de Conhecer os Irmãos de Moçambique  

O irmão Method pediu para que outros irmãos de Moçambique falantes da lingua Shona (dialeto do Zimbabwe) fossem adicionados ao grupo de WhatsApp onde estudavam os pontos da fé, e o irmão Patreque foi um deles. Lá trocaram impressões de como os irmãos em Moçambique criam, foram dados a ocasião de apresentar alguns pontos da fé, entre muitos que foram apresentados se verificou uma convergência, ao apresentar o tema sobre o batismo, uma vez que os Zimbabuanos leem muito, e na lingua que a profetisa escreveu, daí, discordaram com o uso dos testemunhos (Ellen White e outros pioneiros). Os nossos irmãos de Moçambique, por falta de experiência sobre como discutir e esclarecer no caso algum irmão usando os tais materiais para estabelecer o uso de Mateus 28:19, me informaram, pedindo ajuda, mas a discussão havia tomado um rumo de quase atrito, porque eles alegavam que os irmãos de Moçambique selecionavam o que crer nos testemunhos, e sentiam que colocavam em dúvida e de descredito dos testemunhos. Mas ainda vinha o tempo de Deus. 

Reunião Campal 2024 

Nem todos desacreditavam na posição que os irmãos de Moçambique apresentavam sobre o batismo bíblico em Nome de Jesus. E como a biblia não deixa nenhuma margem sem esclarecimento, a não ser quando se busca o material dos pioneiros. Sugeriram que se fosse do interesse e possibilidade dos irmãos de Moçambique, juntarem-se a eles na campal dos dia 1-7 de Setembro, para de frente em frente cavar-se juntos este tesouro. Foi me colocado o convite. Comecei a buscar o material em inglês, não foi fácil porque nunca trabalhei com os de lingua estranha. O conhecimento da lingua inglesa que tenho é apenas para troca de impressões, mas para estudar assuntos tão profundos, não seria fácil.  
Daí, montamos uma equipe de três irmãos, cada um com sua tarefa. Sendo irmão Amour, com experiência de "colocar os textos e deixar a irmã White falar sobre seus escritos e de outros pioneiros; separar "opinião pessoal X inspiração (luz direta do céu)". O irmão Method, "uso adequado da lingua inglesa e Shona", e o irmão Patreque "auxiliar em lingua Shona e na experiência em como discutiram no grupo de WhatsApp". 

Ida a Zimbabwe 

Às 9 horas do dia 1 de Setembro corrente atravessamos a fronteira de Moçambique e Zimbábue Machipanda. Fomos até Cidade de Mutare, onde buscaríamos ônibus. Pegamos o transporte por volta das 11 horas, e fomos até a Cidade de Rusape, por volta das 13 horas. Saímos de Rusape, e pegamos outro carro que nos levaria ao destino, mas não foi possível. Trocamos de novo o carro, e o último nos fez chegar ao Wedza District  Center, e quando já eram 17 horas, os irmãos vieram a nosso encontro. Fomos até a High School, local onde eles haviam alugado o espaço de salas de aulas da escola uma vez os alunos estavam de férias. Depois do jantar, o irmão Guirizi fez a abertura da reunião. 

Segunda-feira de manhã nos deram oportunidade de apresentar a palavra, aprendemos sobre a história da igreja, partindo das cartas para as sete igrejas do Apocalipse, pregação do Miller, do pequeno rebanho (período pós desapontamento), construção dos princípios fundamentais, até se tornarem laodeceanos; a reunião de Mineápolis e seus resultados; o desvio do adventismo rumo ao catolicismo como resultado de rejeitar a mensagem enviada por Deus através de Jones e Waggoner, foi assim para podermos nos identificar com a mensagem histórica do adventismo. 
Decorreram as palestras normalmente. Pedimos para que de uma forma especifica falássemos do batismo em "Nome do Senhor Jesus", e fomos bem claros que em Moçambique e outros países onde existimos com um corpo remanescente unido usamos esta fórmula. Gostaríamos de apresentar nossa razão e nossa consideração quanto aos textos dos pioneiros acerca do batismo. O irmão Guirizi marcou para Sábado, no seu lugar, cedeu-me.  

As Diferenças  

No Sábado, de manhã apresentamos a palestras acerca do assunto, do batismo, e uma porque os irmãos estudam muito e são bem-informados, deixamos mais tempo para eles apresentarem todos argumentos possíveis. Foram bem claros em dizer que a Biblia é bem clara, que o batismo é em Nome de Jesus, pois "os discípulos ouviram do Mestre, e fizeram o certo". Mas os pioneiros usaram a fórmula contrária, "o texto que a irmã White escreveu deixa confuso, porque é o mesmo que os trinitarianos usam" falou certo irmão de nome Jesse, enquanto os outros diziam que "o batismo deve ser na posição que os pioneiros tomaram e isso não viola nada de regra bíblica..." Mas quando formos exigidos a deixar a biblia, falta o princípio de interpretação, onde a minoria de versos se submete a maioria, quase que entraram em comoção e alvoroço. Fomos tão cuidadosos que não permitimos confusão, apelamos a calma, e melhor uso da razão. Terminamos o estudo, enquanto eles não assumiam nenhuma posição, pois os argumentos eram em favor do batismo que tiveram, mas a palavra de Deus é forte, e deixava-lhes atônitos. Dissemos que como verdadeiros pesquisadores, deveriam refletir melhor, sem precipitação para não criar escândalo ao evangelho.  

"Confissão" 

Na hora do almoço, fomos sentar-nos, nós os de Moçambique na nossa sombra, e enquanto comíamos, apareceram "um por um", até que chegaram quatro irmãos juntar-se a nós na roda. Cada um parecia "vir confessar".  
Irmão Jesse: "irmãos, eu achava que estava certo ao usar os escritos dos pioneiros para defender o batismo na fórmula de Mateus 28:19, mas irmãos, eu não estou seguro... Não está nada certo..., tenho que pensar novamente, a verdade foi falada hoje, direi algo, não pode pensarem que negamos a verdade, disse ele. Em seguida, o irmão Manyani, o qual disse: "apesar de meus argumentos lá, ... Ignorem tudo, ignorem... A pergunta que tenho é: aquele batismo (em três títulos), valeu?". Perguntamos também: quando foste batizado no tríplice "títulos", em que acreditava? Na trindade, respondeu. Como pode valer? Ficou sem resposta. Em seguida o irmão Panashe, disse: "são dois batismos bem distintos, nada de argumentos sem base, está claro o batismo é em Nome do Senhor Jesus, esta é luz que brilhou em nós, sem dúvida". O quarto irmão que não gravei o nome na memória, apoiou bem forte. Eles disseram: Irmãos estamos juntos, diremos algo em breve. Respondemos: nossa maior alegria foi de os irmãos terem aberto espaço para nos apresentar aquilo que é nossa convicção, o resto é entre vocês e Deus. 

Terminamos com a palestra da tarde. Haviam preparado a ceia do Senhor, houve participação, e depois fizeram eleições locais. Para terminar pediram-nos que falássemos de nossa experiência em Moçambique, já que somos "mais velhos do que eles". Partilhamos, desde nosso contacto com a mensagem, primeiros trabalhos de evangelismo, desafios, fracassos e sucessos. 
Agradeceram bastante, disseram que virão a Moçambique verem e ouvir de perto nossas experiências.  

Últimas Considerações Despedida 

Despedimos com muitos agradecimentos, pela recepção, cobertores, aquele lugar fazia frio que "eu" em particular não suportaria, mas nos cobrimos. Zimbabwe está em crise, muitos irmãos perderam emprego, e acabam se adaptando em alguns negócios informais, mas apesar dessa situação eles participaram em grande número, e vindos de longe. Agradecemos pela comida vegetariana, pois eles praticam a medida da luz e condições deles. 
No Domingo de manhã, saímos de volta, e até 13 horas já estávamos de volta a pátria amada. Nossa oração é que Deus Jeová, em nome do Seu Filho Jesus, dê sabedoria suficiente, para guiá-los a toda verdade.” 

Seu irmão em Cristo, Amour António Chivale.