"Meu nome é Aparecida Bertolini Valério, não fui criada com os meus pais, mas fui criada no colégio de freiras desde o nascimento até aos 13 anos e sendo a religião católica. Fui batizada por aspersão; havia aprendido ali a idolatrar imagens e praticar outros costumes, enfim, como ir a missa obrigatoriamente, mas ao sair do colégio não me comprometi mais com essa religião.
Aos 14 anos fui transferida para outro colégio sendo ali a religião SEICHO-NO-IE, onde se praticava esta filosofia em busca de algo melhor. Fiquei no colégio até meus 17 anos, porém não segui mais essa filosofia. Aprendi amar a Deus da maneira que me ensinavam, e sempre cri na existência de um Deus que criou todas as coisas.
Aos 18 anos fui viver minha vida sem regras e princípios. Foram muitos anos, pois já não tinha religião nenhuma. Mas quando estamos vivendo de quaquer jeito, o sofrimento vem, e fiquei com depressão. Sentia falta de algo quando me vi estava dentro de uma igreja evangélica. Me batizei por imersão no nome da trindade e fiquei ali por alguns anos. Havia aprendido a não idolatrar mais as imagens ou qualquer outra coisa. Aprendi um pouco sobre os conflitos entre o bem e o mal, entre Jesus e Satanás. Ali ouvi falar do meu Salvador e o Espírito Santo como pessoa, ou seja, aprendi amar Jesus além de Deus o Pai e supostamente também o Espírito Santo como pessoa. Muitas vezes oscilava na minha fé, até que a depressão veio muito forte a ponto de me isolar completamente, me trancava dentro do quarto e vivia chorando.
Um dia resolvi entregar completamente minha vida a Jesus e como gostava de ler, me interessei em estudar a Bíblia para ter mais comunhão com Deus. Passei a estudar sobre o apocalipse e fui atrás de saber mais sobre o assunto, fui levada a muitos vídeos de escatologia... sobre o arrebatamento secreto, tribulação depois do arrebatamento e também sobre o inferno eterno e outros... passei acreditar em tudo isso.
Alguns longos anos fiquei na igreja evangélica, mas chegou um dia que comecei a me sentir vazia novamente, e me perguntava porque estava dentro da igreja e ainda não me sentia mais feliz. Um belo dia me ajoelhei e disse: Deus meu, me perdoe mas não estou me sentindo mais feliz na igreja, por favor me diga o que está havendo e me santifica na tua verdade, porque a tua palavra é a verdade.
Não demorou muito eu estava no vídeo com o Pastor Luís Gonçalves sobre o Apocalipse e comecei a estudar com ele. Agradeci muito a Deus por me ouvir. Eis que eu estava maravilhada com os estudos, até que veio o assunto sobre sábado que me deixou de boca aberta e desesperada, fiquei mal por mto tempo e chorei por uma semana, por perceber que estava na outra igreja enganada por mtos anos e não enxerguei que devíamos guardar o sábado, mas ainda assim eu freqüentei algum tempo a igreja evangélica até que cansei com muita barganha com Deus ali.
Resolvi sair e procurar a igreja adventista do sétimo dia, pois já havia terminado os estudos do apocalipse com Pastor Luís Gonçalves com ele dizendo, vem cá, chega mais, vem pertinho aqui... então me diz para eu procurar uma IASD mais próxima. Logo comecei a tomar estudo bíblico para aprender mais sobre a fé adventista e lia avidamente os livros da irmã Ellen White porque queria conhecer mais sobre as boas novas...
Em 6 meses me batizei por imersão no nome da TRINDADE... Muito amei ser batizada ali, pois a luz brilhava em mim, eu estava completa pela luz que recebi sobre o sábado, a reforma de saúde, vida no campo e muito maravilhei em saber que Deus tinha suscitado uma profetisa a qual tinha muitas mensagens que se cumpriram, que estão se cumprindo e irão se cumprir... me vi nas promessas de Amós 3:7 e dei glórias a Deus.
Eu estava na igreja dos remanescentes, pensava: todos aqui são remanescentes, mas cada livro que eu lia da irmã Ellen White começava a me entristecer e ficar decepcionada com o que observava. Muitos ensinos sobre a reforma, mas não via apratica, até que fui mais a fundo sobre o assunto de Mineápolis em 1888, as músicas gospel, danças, teatro, coaching, as coisas estranhas que eu via, me perguntava onde está a Igreja chamada verdadeira? Me via chorando em silêncio e orava pela igreja. Passei ler os livros dos pioneiros, vi que o MARCO não tinha permanecido quando tudo começou, e cada vez mais me decepcionava com que acreditava ser verdade e não via diferença entre de onde eu vim da evangélica e a atual que dizia ter toda a verdade e toda luz...
O que me animava é que eu sempre estava evangelizando sem depender de ninguém, tanto o material da igreja ou do IAGE, mas eis que um dia fui visitada pelo pastor quando estava no sítio morando por um tempo... Ele disse: escolhe: material nosso ou do IAGE... eu respondi: continuarei com os dois, porque a obra de Deus não está com a autoridade eclesiástica, e ele me respondeu então a sra. não será ativa e não receberei sua transferência, e será como uma visitante da igreja sem cargo nenhum... eu ri, porque nunca tive cargo e nem nunca quis ter, não na situação em que se encontrava a igreja.
Eu dizia Deus, não estou feliz onde eu estou, por favor quem é o meu líder, a quem seguir, pois a tua igreja está estranha e não me sinto bem...
Passei a ficar em casa, não quis ir mais para igreja... peguei nos livros e na Bíblia e comecei estudar por mim mesmo. E disse: Deus o que é a verdade? Pois parece que eu voltei para estaca zero, preciso saber o que é a verdade...e assim fui me humilhando e pedindo a Deus por favor me ajude estudar e descobrir o que é a verdade...como devo adorá-lo e assim Deus foi me dirigindo e num vídeo do Youtube que apareceu para mim com o Tema Trindade, me interessei saber do que tratava, quem falava era o Roberto Mateus. Depois assisti com Alexandre Botelho, Wagner Macson e Silas Jakel e fui atrás tbm de outras fontes, textos, livros, porque muito me interessei sobre a TRINDADE... e o Batismo no nome Jesus.
Como sempre, fiquei chocada novamente com o que descobri sobre o Espírito Santo de Deus, e sobre o batismo no nome de Jesus. Pensei, agora é que eu tô perdida novamente. Eu fiquei tão desnorteada em saber que fui enganada com a igreja que nasceu na profecia, a ponto de pensar que esta era a última porta, mas com os ensinos dados a mim erroneamente de remanescente nada tem. A Igreja desrespeitou a Deus, abandonou a fé, passou a crêr na TRINDADE. Jesus na sua oração disse que o Pai é o único Deus verdadeiro e que o Pai enviou seu Filho, é não vejo outra pessoa, unicamente o Pai e o Filho devem ser exaltados. A Igreja passou batizar em nome da trindade, tudo contrário do que a Bíblia diz; fizeram do Espírito de Deus uma outra pessoa, ou seja um ser pessoal da Terceira pessoa da divindade.
Comecei ir atrás no que os pioneiros acreditavam, e eles eram contra a Trindade, pois se eles estivessem vivos não se uniriam a igreja adventista hoje. Eles defendiam bem no que acreditavam ser verdade, menos na TRINDADE e assim conheci o movimento Adventista-Histórico que também defendem muito bem que só Existe Deus o Pai e o Filho unigênito e que o Espírito Santo é o Espírito de Cristo e que é o Espírito de Deus. Assim passei a crer só nos dois seres celestiais, e que o batismo é somente no nome de Jesus e não no nome do Pai, Filho e Espírito Santo, isso é uma heresia. Me preparei para ser batizada no nome de Jesus, e fui batizada por imersão somente no nome de Jesus, no dia 17 de Fevereiro de 2024 em Mariporã. Agora tenho paz e alegria, e posso me sentir segura de prestar culto e adoraçãosomente ao Pai eterno e a Jesus Cristo Seu Filho, nosso único Salvador!"
Sua irmã em Cristo, Bertonini.