Encontro em Vilankulo

Conhecendo a Igreja Adventista e os Adventistas

      Nasci num lar podre e idolatra, e em 1994 quando tinha 12 anos de idade, conheci a igreja Adventista do sétimo dia através da minha mãe que aceitara a mensagem adventista um ano antes (1993). Sem entender algo muito interessante, apenas ia na igreja para poder andar nos carros dos brancos (trabalhadores da ADRA), até que em 1997 recebi o batismo sem nenhum fundamento doutrinário. No ano seguinte ingressei-me num grupo coral de crianças (Arautos do Rei) que havia na minha igreja. Vim navegando pelo mundo da música clássica Adventista, onde alguns [pacientes na aprendizagem e de mentes frescas] podem conhecer a PAUTA MUSICAL. Isso quase era a base da minha religiosidade, pois não tinha nenhum interesse pelo exame das Escrituras Sagradas, mas sentia-me seguro por pertencer a igreja que era conhecida como a verdadeira. No ano 2000, um membro antigo e conhecedor das profecias, deu-me emprestado um livro intitulado “Preparação para a Crise Final”, escrito por um adventista da América Latina, Fernando Chaij, cujo primeiro capítulo dizia: “Haverá um Movimento da Reforma dentro da Igreja”, somente o tema ficou na minha mente sem me recordar de nenhum detalhe.
 
Uma Movimento de Contrafação para Confundir a Mente
      Vilankulo, localiza-se na Região Sul de Moçambique, dai que a IASD local pertence a Associação Missão Sul. Em 2007, um grupo de pastores e membros bem influentes reivindicaram contra a má administração da Associação (desvios de fundos, adultério e outros escândalos), e o assunto chegou a todos os membros das igrejas que pertence a mesma Associação. A igreja onde eu frequentava, era a mais conhecida por “apegar-se somente no claro – Assim diz o Senhor”, é que mais pegou o assunto, tornando assim o centro das revindicações, e como consequências todas as igrejas que estavam nesta luta pela “causa”, foram eliminadas em número de 13, tornando-se assim igrejas independentes. Daí começou em mim um interesse pela leitura de Bíblia e aprofundar-me mais na palavra, muito mais porque era reivindicador, e tinha que saber me defender. Ocupei muitos cargos, desde Escola Sabatina, Juventude e Desbravador, Secretariado da Igreja e até o Ancionáto.
 
A Verdade Presente Bate a Porta e Encontra Resistência
      Em 2014, era meu terceiro ano exercendo as funções de secretário da igreja. Num domingo de manhã, eu ia a comissão de preparação de Reavivamento Espiritual, quando recebi caminhando um telefonema de meu primo que era Ancião de outra igreja Adventista, questionando a fórmula batismal trinitária (Mat. 28:19), “porque batizamos em nome do pai, do filho e do espirito santo, baseando-nos num único texto, enquanto no livro de Atos dos Apóstolos foram realizados os batismos com a invocação de nome de Jesus?”- perguntou meu primo. Eu me considerava um bem abalizado nesta questão de explicar esta doutrina (trindade), dai que eu tentei-lhe explicar-lhe, mas entendi que ele já estava convicto, e pedi para que tivéssemos um encontro, e ele aceitou. Não tive tempo e acabei-me esquecendo. Um certo dia, apareceu-me em casa, um amigo músico com um DVD gravado: Testemunhos dos irmãos: Luciano Caueto, Roberto Matheus da Costa, Isac, etc, ele disse-me se podia introduzir no meu PC para assistirmos, eu o fiz, mas a surpresa criou-me frustração, dai aconselhei o tal irmão que tivesse muita cautela com os adventistas apóstatas que pregam heresias, “devolva o DVD e sela tua boca que não transmita a ninguém” __Aconselhei.
 
Pronto para Desmascarar a Heresia, e a Verdade me Atinge
      Resolvi um certo dia visitar meu primo que era Ancião noutra igreja e que propagava a “heresia” levando comigo meu PC, e na mente tinha como defesa trinitariana, 2 Corintios 13:13, como surpresa, encontrei meu primo a assistir o Vídeo sobre o Verdadeiro Batismo do irmão Silas, e assistindo também, a minha defesa tornou arma contra mim, e não pude lhe dizer o propósito da minha visita, apenas pedi o DVD para gravar no meu computador e mais outros temas, conclui que a doutrina de 3 em 1, ou 1 em 3 (trindade) não é Bíblica, isso já em 2015, e acabava de ser consagrado como segundo Ancião. Depois de 2 meses estudando sozinho, resolvi meter o assunto na minha igreja através da Direção da Igreja, a qual eu fazia parte. Reunimos 6 irmãos, falei para eles que “eu estava doente devido a doutrina da trindade que vejo que não tem defesa Bíblica. Recomendei para eles irem pesquisar para um encontro, mas não aconteceu até que passaram 3 semanas, e já eramos 6 irmãos de diferentes igrejas da IASD da minha cidade, que sempre retirávamos todos domingos, jejuando e orando fora da cidade.
 
Em Vista a Uma Sacudidura
      Eu já era mal falado entre irmãos que eram tidos como cabeças da igreja, até que no Sábado 09 de Maio de 2015, vieram os dirigentes da Associação (presidente, secretario e o tesoureiro, com suas esposas e mais outros adeptos vindos da capital do país). O secretário pregou sobre o Espirito Santo, alegando que todos quantos negaram-nO, já morreram, apesar de ainda estar em vida carnal. Depois do sermão, fui surpreendido pelo primeiro Ancião, dizendo que no domingo seguinte teríamos uma comissão das igrejas da cidade. Perguntei a ele sobre as regras do Manual da igreja de anunciar a reunião duas semanas antes da data da realização, mas ele disse que havia recebido ordens do pastor, e que era o suficiente para ele apenas cumprir. Para mim já sabia o que estava rolar. A tarde do mesmo Sábado abriu-se um estudo sobre o Espirito Santo mas com uma regra muito rígida, permitia-se que qualquer membro que quisesse perguntar, lesse apenas 1 verso, questionar, e o pastor (moderador do estudo) apenas é que podia responder a todos, caso quisesse ler mais de 1 verso, o pastor cortava a todos quantos já estava avisado que estão estudando a verdade presente, exceto os da “ELITE”. Fomos bem caluniados, avisou-se a todos membros das igrejas ali presentes que “não recebesse qualquer um de nós em sua casa por mais que houvesse laços familiares, estávamos quase molhados, mas saímos de lá sem desanimar, pois sabíamos que não eramos os primeiros.
 
Julgamento e Sanções, Ameaças e Perseguição
      No domingo seguinte, fomos a comissão, sem nenhuma notificação, mas como membros da mesma; fomos julgados. Quatro irmãos, que para além de sermos estudantes da verdade presente, eramos já pregador da mesma entre os amigos mais próximos, defendendo a verdade, mas o espirito das trevas havia descido em grande medida naquela reunião. Fomos novamente zombados, alguns choraram por ouvir os pastores dizendo que eramos mortos por termos negado a pessoa do Espirito Santo uma vez todos nós os 4 eramos dirigentes (2 anciãos, 1 diretor do grupo e 1 departamental da Ação Missionaria), por fim fomos disciplinados para um período de 3 meses. Voltaríamos a sermos de novo membros ativos caso renunciássemos a “heresia”, queimando o material que liamos e declararmos ao publico para de novo retomarmos as atividades. Saímos bem alegres, continuamos orando, estudando e jejuando. Os pastores apertaram o cerco de visita casa à casa, e até o primeiro irmão a me trazer o DVD em casa recuou, sem mais querer ouvir, apesar de ter tido oportunidade de irmos juntos no retiro de estudos, jejum e orações.
 
Batismo e Evangelismo em Crescimento
      Depois de nossa suspensão, no Sábado seguinte, 16 de Maio fomos a igreja, mas aquilo era nojento e sem graça alguma. Já tínhamos notícias de que o irmão Silas estava na Região Central do Pais realizando Palestras e batismos, convidamos a ele, e ele veio com o irmão Elias de Moçambique, chegaram numa terça-feira, realizou algumas palestras, e na quarta-feira dia 20 de Maio fomos batizados em número de 13 irmãos. Logo no Sábado dia 23 de Maio de 2016 começamos a passar no pequeno grupo. Nós já tínhamos no sangue o evangelismo de porta em porta, e logo começamos a expandir a mensagem, e agora, já temos 5 grupos espalhados em quase todo Distrito, em média de 50 membros todos. O irmão Silas esteve presente novamente agora no final de Setembro e início de Outubro de 2017, e durante 5 dias, realizou 15 palestras, 20 batismos e a Ceia do Senhor. As fotos acima são do Encontro Campal que tivemos aqui em Vilankulo, onde cerca de 60 irmãos estavam presentes. Agradecemos aos irmãos históricos da Penha, em São Paulo Brasil, os quais custearam a vinda do irmão Silas para este encontro.
Em Gaza outra Província (Estado), existem lá 5 irmãos, e no Maputo, capital do Pais temos irmãos estudando e todas essas zonas precisam nossa assistência. A oração de fé de qualquer irmão que for ler este meu testemunho vai fortalecer a obra na zona Região Sul de Moçambique. Que Deus abençoe a todos!

 
Moçambique, seu irmão em Cristo, Amour António Chivale